sábado, 12 de maio de 2012

"Use a cabeça para proteger seu corpo"


                Em junho de 2010 foi promovida uma campanha pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) com o objetivo de prevenir acidentes gerados por mergulhos: A Mobilização Nacional de Prevenção do Neurotrauma.
                Inicialmente a campanha era restrita apenas a alguns estados, porém, com o decorrer do tempo, abrangeu todo o país. Para isso, grupos de neurocirurgiões voluntários visitaram escolas de todas as regiões do Brasil para conscientizar jovens, pais e professores sobre os perigos gerados pelo neurotrauma.
                O Dr. Francisco Flávio Leitão de Carvalho Filho, que coordenou a campanha em Fortaleza, afirmou que “As lesões cerebrais representam a terceira causa de morte no mundo. Além disso, no Brasil, a incidência é alarmante” e que “As autoridades brasileiras não se preocupam em fazer prevenção, o que poderia reduzir não só o número de mortes, mas também os gastos globais do governo com a saúde”, por conta disso, essa campanha foi vital para a saúde pública.
                Esse projeto foi inspirado pelo “Think First”, um programa desenvolvido nos Estados Unidos pela Sociedade Americana de Neurocirurgiões e teve como slogan “Use a cabeça para proteger seu corpo”.
- Projeto de Lei
                Outra ação feita pela SBN que visa prevenir os acidentes na água, os quais, na maioria nos casos, acontecem por conta de mergulhos em águas rasas, é a proposta de lei ao Congresso Nacional que torna obrigatória a sinalização da profundidade de piscinas, lagos e pontos de mergulhos em cachoeiras.
              Qual a importância da adoção de normas visando a sinalização da profundidade em áreas de mergulho?
Em relação à segurança, é aconselhável que os mergulhos de ponta só sejam realizados em profundidades superiores a 4 metros. Caso seja menor, há o risco de bater a cabeça no fundo e como a energia do trauma é transmitida para o pescoço, existe perigo de fratura.
               Qual a incidência de acidentes resultantes de mergulhos em águas rasas? Em quais regiões é maior? Por quê?
Os acidentes por mergulho em águas rasas são responsáveis por cerca de 10% de todos os traumas da medula espinhal e é mais frequente no litoral e no verão, período que coincide com as férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário